Tomando por base a produção científica dos docentes, as linhas de pesquisa a serem desenvolvidas são duas:

Linha: Dinâmicas Territoriais na Amazônia

Ementa: Organização do espaço urbano, agrário e regional. Estudo da formação e dinâmica territorial na Amazônia. Estratégias de desenvolvimento regional e suas repercussões no ordenamento territorial amazônico. Estudo da formação e dinâmica de redes urbanas regionais.

Esta linha agrega os docentes Gilberto de Miranda Rocha, Maria Goretti da Costa Tavares, João Marcio Palheta da Silva, Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, Márcio Douglas Brito Amaral, Clay Anderson Nunes Chagas e João Santos Nahum, cujos grupos de pesquisa e projetos de pesquisa que à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos da Geografia focam os processos de uso do território pela sociedade. Os estudos têm como situação geográfica e locus empírico o campo e a cidade, o rural e o urbano, ordenamento territorial, pensadas nas escalas local, regional e o global. Esta linha, no curso de doutorado, tem como disciplina obrigatória Estratégias de Desenvolvimento Regional na Amazônia.

Linha: Dinâmica da Paisagem na Amazônia: agentes, processos e conflitos. 

Ementa: Análise da paisagem, dos agentes, processos e conflitos. Conflitos socioambientais na Amazônia. Risco e vulnerabilidade socioambiental. Representação da paisagem. Planejamento ambiental e territorial. Estudo da diversidade sociocultural e suas relações com o ambiente amazônico

Esta linha agrega os docentes José Antonio Herrera, Christian Nunes da Silva, Claudio Fabian Szlafsztein, João Santos Nahum e Gutemberg Armando Diniz Guerra, cujos grupos de pesquisa e projetos de pesquisa que à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos da Geografia focam a análise da paisagem, duas dinâmicas, processos, agentes e conflitos. Os estudos enfocam conflitos socioambientais envolvendo terra e água, risco e vulnerabilidade socioambiental, representação da paisagem, planejamento ambiental e territorial, estudo da diversidade sociocultural e suas relações com o ambiente amazônico. Esta linha, no curso de doutorado, terá como disciplina obrigatória Geografia dos Recursos Naturais na Amazônia.

A área de concentração e as linhas de pesquisa expressam a formação dos pesquisadores que compõe o PPGEO/UFPA, suas perspectivas analíticas e interesses investigativos. Em largos traços, podemos dizer que o espaço, compreendido enquanto associação de área e usos, é o ponto de partida a partir do qual desenvolvem abordagens que ressaltam sua organização, bem como direcionam-se nos caminhos e descaminhos da gestão. Isso é demonstrado nos temas das dissertações, dos projetos de pesquisa e das publicações do corpo docente. Os estudos que expressam têm a Amazônia como laboratório e núcleo estruturador da reflexão das linhas de pesquisa.

PARCEIROS