O PPGEO da UFPA funciona no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA. Dentre a infraestrutura física destinada as atividades de administração, ensino, pesquisa, laboratórios, o programa conta com seguintes espaços:

Gabinete administrativo: compreende duas salas interligadas, uma onde funciona a coordenação; outra a secretaria do Programa, que dispõem de secretária e bolsista. Neste espaço temos 02 computadores ligados a internet e 02 impressoras multifuncional e funcionamos de segunda a sexta-feira de 08 às 18 horas. 

Salas de ensino: duas salas para ministrar disciplinas, realizar minicursos, palestras, conferências, dentre outras atividades atividade curriculares.  As salas têm capacidade para 40 lugares e contam com 01 microcomputador ligado a internet e 02 aparelhos de data show.

Gabinete de estudo discente:  uma sala para estudo com oito lugares funcionando de segunda a sexta-feira de 08 da manhã às 20 horas, contendo mesas, cadeiras, 08 computadores, acesso à internet por wi-fi e a cabo, 03 impressoras (os discentes dispõem de cota mensal de impressão), ar refrigerado, bebedouro.

Gabinetes de docentes: são nove espaços onde, frequentemente trabalham docentes do programa e Faculdade de Geografia e Cartografia que integram grupos de pesquisa, que estão se associando no sentido de formar o Laboratórios de Ordenamento Territorial da Amazônia, Laboratório de Geografia Agrária da Amazônia; Laboratório de Estudos Urbanos; Laboratório de Estudos Climáticos, dentre outros. Cada sala tem recursos de informática com dois computadores conectados à rede mundial por wi-fi e cabo, além de mesa de reunião, armários e estantes com bibliotecas particulares dos professores.

LABORATÓRIOS DE APOIO AO PPGEO

Laboratório de Análise da Informação Geográfica (LAIG): Situado no prédio do IFCH e conta com professor coordenador e dois bolsistas discente monitor. Atende de segunda a sexta-feira de 08 às 18 horas. Nele são atendidas demandas referentes a geoprocessamento e representação cartográfica provenientes da graduação e pós-graduação em geografia. O laboratório dispõe de ampla sala de cartografia com instrumentos cartográficos (15 GPS Garmin etrex Legend, mesas de luz, pranchetas, estereoscópios, curvímetros, mapas, cartas, cartogramas, ampla mesa de desenho), além de 20 computadores. Conta ainda com uma Ploter, modelo HP Designjet T610, com capacidade para impressão de até A1, impressora HP Officejet Pro K 8600, A3.

Laboratório de Geografia Física: Situado no prédio do IFCH e conta com professor coordenador e bolsista de iniciação científica. Atende de segunda a sexta-feira de 08 às 18 horas. O laboratório apoio o usuário em pesquisas de solo e do relevo das áreas de estudo, que são necessários aos estudos na área de geografia física hidrografia, pedologia, geomorfologia, geologia, etc), além de estudos interdisciplinares em risco, ameaça e vulnerabilidade ambiental. Nele temos os seguintes equipamentos: estufa de esterilização e secagem digital, agitador mecânico para peneiras, balança analítica (220 g), trado holandês, destilador de parede, miniestação meteorológica, teodolito digital, peneiras para separação de partículas, pipeta volumétrica, coqueteleira para dispersão, termômetro de solo e clinômetro digital (para nivelamento).

Laboratório de Informática: situado no prédio do IFCH, conta uma diretora do setor de informática e três bolsistas. Atendendo de segunda a sexta-feira de 08 às 18 horas, conta com 20 (vinte) computadores para edição de textos, disponibilizado aos professores e alunos do IFCH e acesso à rede mundial de computadores por wi-fi e cabo.

Laboratório de Análises Espaciais do LAENA-NAEA:  situado no prédio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos(NAEA), o Laboratório de Análises Espaciais Prof. Thomas Hurthienne (LANEA). Neste espaço, que atendendo de segunda a sexta-feira de 09 às 17 horas, ministram-se aulas de laboratório ou outra atividade docente experimental. Ele atende alunos regularmente matriculados nos cursos do NAEA e pesquisadores que desenvolvem atividades curriculares e extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas afins ao Geoprocessamento e Análises Espaciais, mediante solicitação por escrito em formulário ou ficha de uso, pelo professor orientador, junto à Coordenadoria do LAENA. Contando com o apoio das geotecnologias GIS, Sensoriamento Remoto e GPS, a equipe do LAENA permite a classificação não-supervisionada de imagens orbitais, análise da evolução temporal da paisagem; plotagem em mapas e imagens orbitais de pontos coletados com uso do GPS (coordenadas geográficas), e elaboração de mapas e cartogramas digitais com apoio das geotecnologias GIS - Geographic Information System e Sensoriamento Remoto.

Laboratório Cidades na Amazônia LABCAM (FAU/UFPA): O Laboratório Cidades na Amazônia funciona no Atelier de Arquitetura no Campus José da Silveira Neto, funciona no horário de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00. O laboratório oferece pesquisa na área do desenho urbano, planejamento urbano, gestão urbana e políticas públicas urbanas, com destaque para habitação de interesse social e saneamento ambiental. Espaço de pesquisa de alunos de iniciação científica, mestrado e extensão. Ele foi constituído em 2004 no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará com o intuito de promover a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária no âmbito do Estado do Pará, com ênfase na Região Metropolitana de Belém. O laboratório tem viabilizado bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de mestrado dentro do escopo das pesquisas desenvolvidas. Em 2007, os professores José Júlio Ferreira Lima e Ana Claudia Duarte Cardoso, seus pesquisadores até então, integraram a equipe de secretariado do Governo do Estado do Pará. Em 2009 a Profa. Ana Claudia Cardoso foi transferida para a UFRN. Em 2011 o Prof. José Júlio Lima retornou à UFPA, reassumindo a coordenação do LABCAM e a Profa. Ana Claudia Cardoso retornou para a FAU/UFPA. A partir de 2010 até os dias de hoje passaram a integrar o corpo de docentes pesquisadores os professores doutores Juliano Ximenes Ponte e Roberta Menezes Rodrigues.

Laboratórios Institucionais do Museu Paraense Emílio Goeldi:  Situado nas dependências do Museu Paraense Emílio, espaço externo à UFPA. Atendendo de segunda a sexta-feira de 09 às 17 horas, trata-se de um laboratório que aberto à comunidade científica, que dispõem de laboratórios associados às coleções científicas, a Unidade de Análises Espaciais (UAS) e o Laboratório de Análises Químicas (LAQ). A Unidade de Análises Espaciais é o laboratório de sensoriamento remoto e espacialização de dados que realiza análise, tratamento e processamento de imagens de satélites e; no Laboratório de Análises Químicas são feitas análises físicas, físico-químicas e químicas a partir de diversos métodos, sobretudo, na área de geoquímica ambiental.

A Unidade de Análises Espaciais (UAS):  é o principal organismo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com relação ao levantamento, análise e gerenciamento de informações georreferenciadas. A criação da UAS foi impulsionada pela constatação da importância da utilização das ferramentas de geoprocessamento na análise de informações ambientais, sobretudo na caracterização de ambientes, alvos de investigação pelos pesquisadores do MPEG. A UAS é um Laboratório Institucional, subordinada a Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia (CCTE).

Laboratório de análise químicas (laqgoeldi): O Laboratório de Análises Químicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (LAQGoeldi) realiza análises físicas e físico-químicas (pH, Eh, temperatura, salinidade, condutividade...) e químicas (metais, análises por via úmida por métodos volumétricos e gravimétricos, carbono, evolução de CO2, turbidez, etc...) em amostras de solo e água. Realiza análises granulométricas e químico-mineralógicas em sedimentos, solos, rochas sedimentares previamente desagregadas, além de procedimentos de pré-preparação de amostras (desagregação mecânica, quarteamento, secagem). As técnicas de análise granulométrica abrangem peneiramento, decantação. Entre os ensaios químico-mineralógicos incluem-se: separação de minerais pesados e leves, eliminação de película impregnante de grãos via ataque ácido e ultrasom, dosagem e eliminação de carbonato e matéria orgânica por ataque químico. Também realiza estudos químico-analíticos envolvendo plantas medicinais amazônicas de ampla tradição etnofarmacológica, com o objetivo de extrair e quantificar os teores dos metabólitos secundários presentes nas mesmas, tais como alcalóides e flavonóides, possivelmente envolvidos na ação terapêutica da planta. O estudo de plantas medicinais por técnicas analíticas visa o conhecimento da estrutura dos seus constituintes químicos, com ênfase às substâncias com atividade biológica ou farmacológica. Além disso, o LAQGoeldi utiliza metodologias analíticas para identificação e/ou quantificação de princípios ativos, bem como identificação e/ou quantificação de substâncias tóxicas endógenas ou exógenas (ex.:contaminação por metais pesados) em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Conta com os seguintes equipamentos analíticos: Espectrômetro de Absorção Atômica de Chama, Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado, Analisador Elementar CHNSO, Espectrômetro Ultravioleta-Visível e Fotômetro de Chama.

Laboratório de Geologia Cartográfica (GEOCART): Está localizado na faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, funciona das 08:00 – 18:00, sendo responsável o Prof. Osmar Guedes.

BIBLIOTECAS DE APOIO AO PPGEO

A Biblioteca Setorial do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, localizada no mesmo prédio onde funciona o PPGEO, atende os alunos no horário de 9h00 às 16h00. A biblioteca foi inaugurada em 30 de setembro 2008, já com o processo de automação do seu acervo em funcionamento. Com a automação do acervo de outras bibliotecas setoriais e da Biblioteca Central da UFPA, os docentes e discentes do curso têm acesso facilitado a um número bem maior de obras. A Biblioteca Central da UFPA passou a disponibilizar, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA, o acesso ao texto completo de trabalhos defendidos nos Programas de Pós-graduação stricto sensu da instituição e a rede mundial de computadores. O projeto de construção de uma área específica para a Biblioteca, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, está sendo realizado. Espera-se a execução desses trabalhos a fim de se ter uma Biblioteca mais ampla, eficiente e confortável para uso do pessoal acadêmico da UFPA e visitantes. O espaço físico da Biblioteca tem uma área construída de As medidas da Biblioteca do IFCH: Área total construída: 197,79 m²; Área do Acervo: 88 m²; Área de Leitura: 69 m². Há 12 (doze) cabines para estudo individual e 5 (cinco) cabines coletivas.

Possui um acervo de livros e periódicos vinculados à área de Geografia e a áreas afins, que se encontra à disposição dos docentes e discentes do Programa para consulta e pesquisa. Tal acervo é constituído pelos seguintes números: O acervo Bibliográfico da biblioteca do IFCH está assim distribuído: 6.177 títulos, com 8.968 exemplares e255 periódicos, com 2.157 Exemplares; 33 obras de referência (50 exemplares); 372 Dissertações; 63 Teses; 99 periódicos nacionais (816 exemplares) e 82 periódicos estrangeiros (3.039 exemplares). O acervo específico de Geografia localiza-se nesta biblioteca, contando com cerca de 756 títulos e 743 exemplares de obras de referência, periódicos, monografias, teses e dissertações dessa área de conhecimento.

Os serviços oferecidos pela Biblioteca são a normalização de livros e revistas publicados pela unidade; a orientação na normalização de trabalhos acadêmicos e elaboração de fichas catalográficas (TCC’s, Monografias, dissertações e teses).

O plano de metas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, para 2015, aponta a revitalização do espaço físico da biblioteca, bem como a modernização das máquinas e equipamentos dela, com o objetivo de melhorar seus produtos e serviços. Assim como a intenção de dar suporte às revistas e periódicos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, bem como iniciar novos serviços como construção de homepage da biblioteca na Web.

Ressalte-se que, desde 2015, a Biblioteca Central e a Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação tem oferecido anualmente um treinamento de preparação ao uso do Portal de Periódicos da CAPES, do qual participam os alunos vinculados aos programas de pós-graduação da UFPA.

Biblioteca Central da UFPA: Esta Biblioteca dispõe de espaço para consultada dos periódicos da CAPES, que constitui uma grande fonte de consulta dos docentes e discentes do programa. A biblioteca Central da UFPA Participa da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – CBBU, dos serviços cooperativos da BIREME (LILACS, Scad, BVs), IBICT (COMUT, BDTD, CCN, Repositório Institucional), REBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia), Rede da BVS Enfermagem, FBN (Consórcio Eletrônico de Bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional), Plano Nacional de Obras Raras da Biblioteca Nacional, IBGE - Biblioteca Depositária do IBGE e é help desk do Portal de Periódicos da CAPES desde 2010.

Protegido por um sistema eletromagnético anti-furto, totaliza cerca de 900 mil volumes nos suportes impresso, digital, eletrônico, on line, distribuído entre as 37 Bibliotecas do SIBI/UFPA. Está dividido em: Acervo Geral, Obras de Referência (dicionários e enciclopédias), Coleção Amazônia, Teses e Dissertações defendidas na UFPA e em outras instituições, Obras Raras, Fitas Cassetes, Filmes em rolo, DVD e CDR, Obras em Braille, Coleções Especiais, Periódicos impressos e Bases de dados. Organizado pelo sistema de classificação decimal em que os assuntos seguem uma ordem lógica e filosófica de temas e subtemas. Localizado no andar térreo, exceto periódicos, obras raras que se encontram no andar superior.

Serviços: Catálogo online No hall da Biblioteca Central estão os terminais de computadores para consulta aos catálogos dos acervos das bibliotecas do SIBI/UFPA,no endereço eletrônico: http://bibcentral.ufpa.br/pergamum/biblioteca/.As coleções da Biblioteca estão à disposição da comunidade universitária e da sociedade em geral para consulta local e são de livre acesso. A maioria está no andar térreo, periódicos e obras raras no andar superior. Empréstimo e devolução de obras – renovação on line Consultar as Normas do Empréstimo Domiciliar. A Renovação on line do empréstimo domiciliar pode ser feito através do catálogo on line do sistema Pergamum basta estar logado no sistema. A renovação deve ser feita antes do término e/ou no ultimo dia do prazo do empréstimo. Braille: Serviço especial Auxílio aos alunos com deficiência visual mediante o uso dos Programas Open Book, Jaws, Zoom Text, TGD Poro, winvox para a transliteração de textos para o Braille, leitura de documentos em negro (dicionários e outros), gravação de textos e acesso à Internet. Capacitação de usuários, palestras e visitas orientadas: Treinamento para a utilização dos recursos disponíveis da Biblioteca Central, especialmente do Portal de Periódicos da CAPES. As visitas orientadas são acompanhadas por um profissional da informação e devem ser agendadas através dos telefones (91) 3201-7345 ou (91) 3201-7352. Bases de dados e Portais: Na Estação de Pesquisa no andar térreo e no Setor de Periódicos no andar superior da Biblioteca Central está disponível o serviço de acesso a Internet para fins exclusivos de pesquisa e/ou estudo e administração de e-mail. Help desk do Portal Capes: Serviço online recomendado pela Capes para divulgar as atualizações do Portal, esclarecer dúvidas, receber sugestões dos usuários e realizar treinamento. Bibliotecárias Albirene Aires, Carmecy Muniz e Lourdes Costa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (91) 3201-7356, (91) 3201-7352.<http://bc.ufpa.br/helpdesk/index.htm>. Ficha Catalográfica: Elaboração de fica catalográfica para fins de apresentação em Teses e Dissertações. Preencha o formulário no endereço abaixo e aguarde até 72h para colocação do assunto e da classificação CDD.<http://www.bcficat.ufpa.br/ficha_catalografica.php> Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: O Serviço de Referência e Circulação da BC coloca à disposição dos usuários o Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos que contém as normas de Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT ) em formato eletrônico, com orientações quanto à estrutura de um trabalho acadêmico (TCC, Dissertação, Tese etc.) bem como à formatação.

Biblioteca do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA): Acervo bibliográfico de 11.021 títulos e 17.101 exemplares de obras de referência, teses e monografias, periódicos nacionais e estrangeiros, da temática do planejamento urbano e regional, como também das temáticas relativas à Amazônia.

Livros

11.021

17.101

Periódicos Nacionais Perg

30

362

Periódicos Estrangeiros Kardex

749

8.315

Periódicos Estrangeiros Perg

2

2

Dissertações

611

860

Teses

402

553

Mapas

144

144

Fitas de Audio

19

19

Fitas VHS

76

76

CD-Rom

236

236

CD-Rom Pergamun

4

8

DVD

16

16

Relatórios Técnicos

0

0

Outros materiais

504

674

Total

14.020

31.450

Biblioteca do Atelier de Arquitetura (do Curso de Arquitetura): Possui um acervo qualitativo, principalmente no que se refere aos estudos urbanos, tendo 1.844 títulos, 2.853 exemplares, 299 periódicos e 4.371 fascículos.

Biblioteca do NUMA (Núcleo de Meio Ambiente): localizada no prédio central do Núcleo de meio ambiente, com horário de atenção ao público de 08:00 – 18:00.

ACERVOS/ ESPECIFICAÇÃO

TÍTULOS

EXEMPLARES

Livros

602

691

Periódicos Nacionais

31

320

Periódicos Estrangeiros

3

30

Tccs

504

504

Monografias

0

0

Dissertações

74

74

Teses

1

1

Fitas VHS

0

0

CD-Rom

194

194

DVD

0

0

Folhetos

5

9

Relatórios Técnicos

0

0

Separatas

160

160

Total

1574

1983

Biblioteca Geólogo Raimundo Montenegro Garcia de Montalvão, do Centro de Geociências (CG/UFPA):

Acervo/Especificação

Títulos

Exemplares

Livros* (Livros e obras de refer.)

7.910

12.131

Periódicos Nacionais

224

8.086

Periódicos Estrangeiros

319

33.778

Dissertações

1.412

2.778

Teses

439

718

Mapas

1.431

2.534

Discos

0

0

Fitas de áudio

0

0

Fitas VHS

0

0

Bases de Dados (Micro Isis)

5

5

Fotografias aéreas

4.261

6.073

Disquetes

20

34

CD-Rom

1.139

1.218

DVD

5

6

Relatórios Técnicos**

404

520

Outros materiais***

3.098

3.963

Total

20.667

71.844

Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna – Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi: Especializada em Antropologia, Arqueologia, Botânica, Ciências da Terra, Ecologia, Lingüística, Zoologia e em assuntos amazônicos, reunindo documentos adquiridos ao longo dos 140 anos, através de compra, doação e permuta. Seu acervo é formado por livros, periódicos, folhetos, separatas, mapas, Cds, fotografias, filmes, fitas, e microfilmes, formando um conjunto de aproximadamente 260.000 documentos, com destaque para 6.322 títulos de periódicos científicos (200.000 fascículos ) , 42.000 títulos de livros entre outros, e uma Coleção Especial, com edições desde o século XVI. Em 1996 foi implantado o Sistema Caribe para Automação de Dados Bibliográficos, disponibilizadas internamente, a partir de outubro de 2004 passaram a ser disponibilizadas pela WEB através do Portal MPEG.

 A Biblioteca mantém permuta com várias instituições nacionais e internacionais, essa permuta constitui a principal fonte de crescimento do acervo bibliográfico, também atua na distribuição de publicações produzidas pela instituição. Tem como missão o gerenciamento, preservação e disseminação de informações e documentos sobre as áreas de atuação do MPEG e Amazônia e como atribuição, reunir, tratar, armazenar, preservar e dar acesso à informação e documentos sobre as áreas de atuação do MPEG e Amazônia.

A Biblioteca está aberta ao público em geral para pesquisa nos seguintes horários: de 2ª à 6ª de 8h às 17h. Endereço:  Museu Paraense Emílio Goeldi, Campus de Pesquisa
Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, CEP: 66077-530 - Belém - PA – Brasil.

Biblioteca, Mapoteca e Acervo Histórico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP): O IHGP tem como principal objetivo estimular e desenvolver os conhecimentos de História, Geografia e ciências afins no que se refere ao Brasil e principalmente a Amazônia. E tem se mostrado um importante parceiro do PPGEO, ao disponibilizar salas de estudos e auditório para palestras e defesas da Pós-Graduação em Geografia. Além disso, o IHGP possui um acervo bibliográfico e de mapas, com obras originais com mais de 100 anos de publicação, que servem como importante referencial para o entendimento do espaço amazônico.

PARCEIROS