Sendo referência na Pós-Graduação em Geografia na Amazônia, o Programa tem por meta configurar-se no Centro de Excelência em Geografia da Amazônia, com ênfase na análise dos agentes, processos, e conflitos nas diferentes escalas. Este é o objetivo científico e institucional estratégico do curso de mestrado, por meio do qual se amplia inserção social e regional na Panamazônia permitindo-nos estreitar intercâmbios na pesquisa e formação de pesquisadores em temas amazônicos com outros centros afins para este estudo na região.

O mestrado em geografia constitui-se, por assim, dizer, em instrumento, um meio capaz de contribuir para a elaboração, produção e execução de pesquisa científica numa perspectiva crítica e propositiva sobre a realidade social amazônica, especialmente no âmbito da organização e gestão do território. A área de concentração e linhas de pesquisa, bem como a grade curricular enfocam a Amazônia de uma perspectiva atual, crítica, analítica e propositiva. 

O perfil de profissional que somos motivados a formar tem como princípio norteador aquilo que Boaventura de Souza Santos, chama de conhecimento prudente para uma vida decente. Trata-se, portanto de um profissional elaborado à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos críticos aos modelos de organização e gestão do território na Amazônia. Modelos que presidiram, sustentaram e estruturam estratégias e planejamento do desenvolvimento que silenciaram as peculiaridades da região, sua diversidade de fauna e flora, sociodiversidade urbana e rural. Portanto, qualificaremos seres humanos para a análise crítica das políticas públicas e dos impactos socioambientais resultantes do processo de estruturação do espaço local e regional.

Qualificaremos docentes e pesquisadores das várias instituições locais e regionais, não apenas das universidades, como dos vários níveis de escolaridade trabalhados pela ciência geográfica, primando por formar cientistas e profissionais que atuem tanto na academia, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, como em órgãos de planejamento e gestão públicos, privados e do terceiro setor, compondo equipes multidisciplinares para formulação, implementação e avaliação de processo de planejamento, de planos, de programas e projetos.

PARCEIROS