A seleção dos candidatos prima pela vinculação dos projetos de dissertação dos discentes e aos projetos de pesquisa dos docentes e as linhas de pesquisa do Programa. O curso de mestrado tem um processo seletivo por ano, no qual os candidatos devem prestar o concurso para uma das linhas de pesquisa do curso, indicando dois possíveis orientadores para seu trabalho. O processo seletivo compreende uma fase eliminatória, consistindo de avaliação escrita, de projeto e entrevista; uma classificatória, que consiste na análise de currículo lattes para fins de classificação e alocação de bolsas; e comprovação em proficiência em línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol), proveniente do TOEFL, teste de língua inglesa que é referência no mundo, ou por meio do PROFILE, um projeto de extensão universitária, desenvolvido pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM, que visa certificar, em nível de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da UFPA. 

O calendário da seleção será condensado a fim de que as provas sejam realizadas em uma única semana, com o objetivo de possibilitar a vinda de candidatos de outros locais do Brasil e das diferentes localidades do Estado do Pará e da região Norte

No primeiro momento os candidatos submetem-se à prova escrita acerca de conhecimentos específicos, constituída de duas perguntas, uma geral, relativa à área de concentração do curso e outra específica da linha de pesquisa na qual ele se inscreveu. Após esta fase, os selecionados terão seus projetos analisados por uma equipe de docentes da linha de pesquisa almejada pelo candidato. Aqueles aprovados nesta segunda fase, submetem-se terceira fase do processo seletivo, qual seja, a entrevista sobre as o projeto de pesquisa do candidato, onde uma equipe de professores da linha, nos quais está incluído o provável orientador do candidato realizam arguição sobre as bases conceituais, teóricas, metodológicas e empíricas do projeto, bem como enfatizam a necessidade do candidato dedicar-se integralmente ao programa. Os projetos de tese devem estar em consonância com a linha de pesquisa e com os projetos dos docentes aos quais pretende se vincular. Cada orientador indica no edital o número de vagas que disponibiliza.

 

PARCEIROS